Clássico 'O poderoso chefão' ganha a tela grande com cópia restaurada.'Gomorra' e 'Il Divo' mostram como operam as máfias nos tempos de hoje.
As máfias tomam conta da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo neste final de semana. O clássico “O poderoso chefão”, de Francis Ford Coppola, se une aos novos filmes italianos “Gomorra” e “Il divo” para, cada um a seu modo, revelar os bastidores das operações organizações criminosas. Já na comédia “O pequeno chefão grego” – com exibição na próxima quinta – o futuro porém já politicamente influente “padrinho” tem apenas 11 anos de idade.
A chance de ver - ou rever - Don Vito Corleone (Marlon Brando) no cinema é rara e promete ser disputada, com apenas duas sessões, ambas no CineSesc: sábado (18), às 21h, e domingo (19), às 17h20.
A cópia restaurada de “O poderoso chefão” realça cores e texturas de um dos trabalhos mais singulares da cinematografia em todos os tempos, assinado pelo fotógrafo Gordon Willis. Em uma pesquisa recente da revista “Empire”, o filme foi colocado no topo de uma lista dos cem melhores da história do cinema mundial.
Lançado em 1972, “O poderoso chefão” tem início com uma grande festa de casamento, barulhenta, com dança, música e muita comida -como manda a tradição italiana. Vito Corleone não é apenas o patriarca dessa família mas o líder da máfia que domina Nova York. Seu filho Michael (Al Pacino, ainda com 30 e poucos anos), recém-chegado da guerra, deixa claro que não pretende seguir os passos do pai.
Mas os tempos mudaram e a máfia - representada por várias famílias - começa a vislumbrar outras formas de ganhar dinheiro, como o tráfico de drogas. Don Vito não concorda e usa de sua influência para barrar o novo negócio - o que detona uma guerra entre famílias, expõe os Corleone ao perigo e faz com que Michael tenha de mergulhar num mundo que ele sempre rejeitou.
Além de Brando e Al Pacino, “O poderoso chefão” reúne outros nomes de peso de Hollywood, como Diane Keaton, Richard S. Castellano e Robert Duvall.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário